Alívio

Sanitários portáteis passam a funcionar

Já o projeto de construção de banheiros fixos na orla da lagoa vai ficar para 2019

Paulo Rossi -

Ficará para a temporada de verão 2019/2020 a possibilidade de o Laranjal oferecer aos veranistas banheiros fixos. O projeto, pensado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) de Pelotas desde abril e desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), precisa ainda da aprovação da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). A promessa de entrega era para novembro deste ano, mês que terminou na sexta-feira. A boa notícia é que tem início neste sábado o contrato entre a empresa Tecnisan Sanitários Portáteis e o Sanep para o uso dos contêineres na orla dos balneários Santos Antônio e Valverde. No Balneário dos Prazeres, dois conjuntos com seis cabines sanitárias - duas femininas, três masculinas e uma para portadores de necessidades especiais - foram montados na praça Aratiba.

O presidente da Associação Comunitária do Laranjal (Asclar), Paulo Souza, é um dos mais interessados na conquista de estruturas permanentes para o Laranjal, que tem movimento intenso durante os finais de semana ao longo do ano. “Dos cinco pontos que foram destinados a quiosques no calçadão, apenas dois receberam estrutura. Então, a Associação sugeriu que os três restantes fossem destinados aos banheiros.”

Na quarta-feira, Wagner Fernandes, 22, Emily Ribeiro, 19, e Magnólia Fernandes Fernandes, 40, aproveitaram a tarde para tomar mate no calçadão da praia, próximo a uma padaria. Quando surgiu a vontade de ir ao banheiro, com os quatro banheiros químicos longe, o trio pagou para usar o sanitário do Shopping Mar de Dentro. “Eu acho um absurdo não oferecerem banheiros para os frequentadores, uma vez que sempre vai ter gente na praia”, disparou Magnólia.

Futuro
O titular da Sdeti, Fernando Estima, diz que há outros espaços que podem abrigar os banheiros fixos, mas que o projeto está sob análise do Ministério Público e da Fepam. “A definição para a construção dos sanitários deve ficar para 2019.” O secretário garante que o Laranjal é pensado o ano todo, inclusive com atividades realizadas no quiosque da prefeitura. “Mantivemos os banheiros químicos em funcionamento. A dificuldade é quando há eventos sazonais e de última hora, fora do calendário da secretaria, como foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, quando não foi possível montar uma estrutura para atender a demanda.”

Contêineres
A partir deste sábado estarão disponíveis aos usuários três sanitários nos dois balneários: um em frente à rua Rio Grande, outro no final da rua Mostardas e o terceiro, próximo à rua Farroupilha. Cada um tem dois compartimentos, um masculino e um feminino. O módulo feminino conta com três cabines com portas individuais, duas pias com espelho e um espaço de fraldário. O masculino conta com três cabines com portas individuais, uma pia com espelho e um mictório. As estruturas de seis metros de comprimento, 2,50 metros de altura e 2,30 metros de largura estarão à disposição dos veranistas até 11 de março de 2019. Após este período, dois módulos permanecem nos locais até o dia 15 de abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Detecção da Aids tem redução progressiva em uma década no RS Anterior

Detecção da Aids tem redução progressiva em uma década no RS

RS era palco de fraude milionária no ramo de alumínio Próximo

RS era palco de fraude milionária no ramo de alumínio

Deixe seu comentário